23 de Junho de 2018
Natividade de São João Batista - Domingo
COLOR LITÚRGICA:BRANCO

Primeira leitura (Isaías 49: 1-6)

1 Ouça-me, ilhas, escute, povos distantes! O Senhor me chamou desde o ventre; Das entranhas de minha mãe ela se lembrou do meu nome. 2 Ele fez a minha boca como uma espada afiada, ele escondeu-me na sombra da sua mão; ele me fez como uma flecha afiada, ele me manteve em seu tremor. 3 Ele disse: "Tu és o meu servo (Israel) em quem me vai ser glorificado." 4 Mas eu disse: "Eu quase ter trabalhado em vão e inutilmente passei minha força. Realmente que o Senhor cuida de minha causa, e, meu Deus, o meu trabalho? " 5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para trazer Jacob de volta para ele e Israel você se junta a ela Mas eu fui glorificado aos olhos do Senhor, meu Deus era a minha força. 6"É pouco que você seja meu servo, a fim de levantar as tribos de Jacó e trazer de volta os preservados de Israel. Eu te porei para a luz do povo, para que minha salvação atinja os confins da terra. "

Responsorio (Sal 138,1-3.13-14.15)

- Eu te agradeço porque você me escolheu

- Senhor, você me examina e me conhece; você me conhece quando eu me sento ou me levanto, de longe você penetra meus pensamentos; você distingue meu caminho e meu descanso, todos os meus caminhos são familiares para você.

- Você criou minhas entranhas, você me tricotou no ventre de minha mãe. Agradeço-lhe porque me escolheu maravilhosamente, porque suas obras são admiráveis; Você sabia do fundo da minha alma.

- Você não ignorou meus ossos quando, no oculto, eu estava me formando e tecendo nas profundezas da terra.

Segunda leitura (Atos 13: 22-26 )

22 Depôs-no e levantou-os como rei a Davi, de quem deu este testemunho; encontrei com Davi, filho de Jessé, um homem segundo o meu coração que fará tudo o que eu quero. 23 De sua descendência, Deus, de acordo com a promessa, levantou para Israel um Salvador, Jesus. 24 João pregou como precursor, antes de sua vinda, um batismo de conversão a todo o povo de Israel. 25 No final de sua carreira, John disse: "Eu não sou aquele em quem você pensa, mas veja quem vem atrás de mim que não é digno de desamarrar as sandálias dos pés". 26 "Irmãos, filhos da linhagem de Abraão, e muitos entre vós temem a Deus: esta Palavra da salvação vos foi enviada.

Evangelio (Lucas 1:57-66, 80)

- O Senhor esteja com você.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

— Gloria a Ti, Señor.

57 O tempo de Isabel para dar à luz foi cumprido e ela teve um filho. 58 Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor mostrara-lhe grande misericórdia e parabenizaram-na. 59 E aconteceu que no oitavo dia em que foram circuncidar o menino, e quiseram dar-lhe o nome de pai, Zacarias, 60 mas sua mãe, dizendo: “Não; . Ele chamou John " 61 Ele disse:" Não é ninguém em sua família tem esse nome. " 62 E fizeram sinais ao pai , como ele queria que lhe chamassem. 63 Ele pediu um tablet e escreveu: “John é o nome dele.” E todos ficaram surpresos. 64E imediatamente sua boca e língua foram abertas, e ele falou abençoando a Deus. 65 Ele se enfureceu com medo de todos os seus vizinhos, e todas essas coisas foram discutidas em todo o monte da Judéia; 66 Todos aqueles que os ouviram, os gravaram em seus corações, dizendo: “Como será esta criança?” Porque, com efeito, a mão do Senhor estava com ele. 80 A criança cresceu e seu espírito se fortaleceu; Ele viveu nos desertos até o dia de sua manifestação a Israel.

Palavra de Salvação.

— Gloria a Ti, Señor.

24/11/18
Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo - Domingo