Editorial
15 de Setembro de 2018
Juventude: Dom Vilson Basso comenta expectativa para Sínodo dos Bispos
Sínodo dos Bispos dedicado à juventude acontecerá de 3 a 28 de outubro Denise Claro Da redação

No próximo mês, de 2 a 28, será realizado o Sínodo dos Bispos, em Roma, dedicado à juventude. O tema da XV Assembleia Ordinária será “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.”

Desde a convocação do Sínodo, foi confeccionado um Documento Preparatório, e enviado um questionário a todas as Dioceses. Além disso, a preparação foi marcada pela abertura de um portal online com questionário para que os jovens possam se expressar. Em março, ocorreu a reunião pré-sinodal, com a presença do Papa Francisco entre jovens dos cinco continentes e de diversas religiões, além de ateus. 

Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB e bispo da diocese de Imperatriz (MA), Dom Vilson Basso afirma que a expectativa para o Sínodo é grande. Para ele, toda a novidade deste Sínodo, com a preparação que envolveu cerca de 15 mil jovens, foi muito bonita:

“Todas essas expectativas estão no Instrumento de Trabalho que os padres sinodais, que participarão do Sínodo, receberam. O desafio foi escutar os jovens, compilar seus desejos, seus clamores e seus sonhos e agora poder responder a todas essas questões, junto ao Papa Francisco.”

Dom Vilson lembra que dentre os desejos da juventude estão a necessidade de ser escutada, de ser acolhida pela Igreja, de ‘ter espaço’ físico, afetivo, onde ela possa se encontrar, onde possa conversar, ser de fato levada a sério. O bispo reafirma que “os jovens são de fato a janela do futuro, pois enxerga mais longe e antecipa as mudanças, tendo assim muito a ensinar e a caminhar junto com a Igreja”.

O religioso reforça a importância de se colocar em debate no Sínodo a multiplicidade e a diversidade cultural dos jovens:

“Nós dizemos ‘as juventudes’. São realidades juvenis totalmente diferentes: o jovem que vive na cidade e o que vive no campo; o jovem que vive na periferia; o que trabalha e o que não tem oportunidade; o que estuda e o que não tem oportunidade de estudar. É preciso conhecer a realidade juvenil. A primeira parte do Instrumento de Trabalho fala sobre reconhecer a escuta da realidade juvenil. Depois, a questão do discernimento vocacional. Depois escolher percursos de conversão pastoral e missionária para, de fato, responder a essa grande diversidade juvenil. Toda essa diversidade é riqueza, possibilidade para a Igreja ser mais missionária e acolhedora.”

Voz do Jovem

O Coordenador da Pastoral Juvenil Nacional, Lucas Galhardo, participou da reunião pré-sinodal em março deste ano, em Roma, e acompanha de perto todo o processo para o Sínodo. Lucas acredita que os jovens esperam por uma Igreja transparente, acolhedora, comunicativa, acessível e com uma linguagem atualizada à juventude:

“Uma Igreja crível e que não tenha medo de ser vista como vulnerável. Sincera em admitir erros passados e presentes, e que se apresente como uma Igreja feita de pessoas capazes de erros e incompreensões. Esperamos mais reconhecimento de nossas capacidades e protagonismo. Uma igreja que nos ajude sendo luz nas mais diversas etapas da vida, em especial, no discernimento vocacional.”

Lucas afirma que o processo de escuta, diálogo e abertura à cultura de cada jovem é importantíssimo e ressalta a relevância do jovem na Igreja:

“O processo deste próximo Sínodo demonstrou este interesse. Nós, jovens, temos muito a contribuir com a Igreja e toda a sociedade, nas mais diversas áreas. Às vezes, só faltam oportunidades e uma boa orientação e acompanhamento.”

Outros Editorial
24/11/18
Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo - Domingo
COR LITÚRGICA: BRANCO
17/11/18
33º Domingo do Tempo Comum
Primeira Leitura (Dn 12,1-3) Leitura da Profecia de Daniel 1“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. M...
10/11/18
32º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
03/11/18
31º Domingo do Tempo Comum - Solenidade de todos os Santos
COR LITÚRGICA: BRANCO
27/10/18
30º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
20/10/18
29º domingo do tempo comum
COR LITÚRGICA: VERDE
13/10/18
28º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
06/10/18
27º domingo do tempo comum
COR LITÚRGICA: VERDE
22/09/18
25º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
15/09/18
24º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
01/09/18
21a semana do tempo comum - sábado
COR LITÚRGICA: VERDE
28/07/18
17º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
22/07/18
16º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
15/07/18
15º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
07/07/18
14º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
30/06/18
12ª Semana do Tempo Comum - Sábado
COR LITÚRGICA: VERDE
23/06/18
Natividade de São João Batista - Domingo
COLOR LITÚRGICA:BRANCO
16/06/18
11º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: VERDE
10/06/18
10º Domingo do Tempo Comum
COR LITÚRGICA: BRANCO
02/06/18
8ª Semana do Tempo Comum - Sábado
COR LITÚRGICA: VERDE
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493