10 de Fevereiro de 2018
Número de peregrinos ao Santuário de Fátima em 2017 bate recorde
Mais de 9,4 milhões de peregrinos participaram das 14.326 celebrações organizadas oficialmente ou por grupos privados no Santuário de Fátima no ano do Centenário Da redação, com Santuário d

O Santuário de Fátima acolheu em 2017, por ocasião do Centenário, 9,4 milhões de peregrinosparticipantes nas 14.326 celebrações oficiais e particulares organizadas nos espaços celebrativos do Santuário de Fátima.

Os números oficiais relativos ao ano do Centenário foram apresentados esta quinta-feira, 8, no 40º Encontro de Hoteleiros que decorreu na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.

O número recorde de peregrinos presentes na Cova da Iria ultrapassa as melhores expectativas do início do ano por parte das autoridades civis para o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

presença do Papa Francisco, que se fez peregrino de Fátima, em maio, e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto contribuíram para que se chegasse a um número expressivo de peregrinos, quer em grupos organizados- 8.881 peregrinações provenientes de 109 países, quer de forma espontânea.

Se considerarmos que o maior número de peregrinos visita a Cova da Iria entre maio e outubro, período em que no Santuário se celebram as seis aparições de Nossa Senhora, e por isso é considerado o tempo das grandes peregrinações internacionais, registou-se nesse período uma média de 1,6 milhões de peregrinos por mês, sendo que setembro e outubro são, cada vez mais, os meses escolhidos pelos grupos organizados para a peregrinação a Fátima.

Além disso, no ano de 2017 por comparação com o ano anterior, quase que triplicaram as peregrinações estrangeiras (7.110 peregrinações em 2017 e 2711 em 2016), tendo mais do que triplicado o número de peregrinos estrangeiros (374.586 em 2017 e 124.504 em 216). Também a origem destes grupos foi muito mais diversificada em 2017, confirmando não só a universalidade da Mensagem de Fátima mas também a internacionalização do Santuário, como espaço de oração, adoração e conversão.

Peregrinos da Ásia, Europa e Portugal

Somente da Ásia, de países maioritariamente hindus e muçulmanos, peregrinaram ao Santuário de forma organizada 31.561 peregrinos, confirmando a tendência de crescimento já manifestada em anos anteriores. Deve-se ressaltar aqui a presença de inúmeros peregrinos da China continental, República da Coreia, Filipinas e Vietname.

A Europa continua, contudo, a ser a origem da maioria dos peregrinos que visita a Cova da Iria em grupo. Países como Itália, Polónia, Espanha e Irlanda, e no ano do Centenário particularmente os países da Europa de Leste, como a Rússia, a Eslováquia, a Ucrânia e a República Checa, fizeram-se anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário com uma grande expressão.

De Portugal aconteceram várias peregrinações diocesanas, com particular relevo para as peregrinações de Leiria-Fátima, Lisboa, Coimbra e Porto pelo número de peregrinos envolvidos. Durante o ano de 2017 a diocese do Porto trouxe ao Santuário 80 mil diocesanos, 40 mil dos quais na peregrinação diocesana de 9 de setembro. De Lisboa participaram nas celebrações do Santuário 51.612 diocesanos e de Leiria-Fátima 27.247.