13 de Abril de 2018
Anunciar o Evangelho é a razão de ser da Igreja, diz bispo
Participando da Assembleia da CNBB, Dom Giovanni Crippa comentou as experiências missionárias da Igreja no Brasil Jéssica Marçal Enviada a Aparecida (SP)

“Anunciar o Evangelho não é uma atividade entre tantas outras que a Igreja desenvolve, mas é sua razão de ser”. Essas são palavras do bispo de Estância (SE), Dom Giovanni Crippa, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, que participou do meeting point nesta quinta-feira, 12, na 56ªAssembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O tema em questão foi “As experiências missionárias da Igreja no Brasil”.

O meeting point é uma modalidade, inaugurada na última Assembleia, de relação dos bispos com os jornalistas que cobrem o evento, a fim de abordar temas referentes à ação da Igreja no Brasil, temas que não necessariamente entram na pauta dos trabalhos dos bispos e das coletivas de imprensa.

Após o meeting point, Dom Giovanni conversou com a equipe do noticias.cancaonova.com. Confira abaixo a entrevista, em que o bispo comenta a importância da dimensão missionária na formação dos padres, formação esta que constitui o tema central dessa edição da Assembleia.

Dom Giovani destacou que a Igreja é, por sua natureza, missionária; ela nasceu para ser enviada, para ser “desinstalada”, termo utilizado pelo Papa Francisco, que tem dedicado especial atenção a esse tema em seu pontificado, inclusive com a exortação apostólica Evangelii gaudium, que fala sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

No Brasil, o bispo atentou para uma presença marcante da Igreja católica, mas salientou que ainda há lugares onde essa presença não tem o suficiente para desenvolver a sua missão. Nesses casos, a Igreja presta seu auxílio, disse o bispo, citando como exemplo o projeto “Igrejas irmãs”, criado em 1972.

Atualmente, segundo Dom Giovanni, de 35 a 40 dioceses já trabalham em parceria com outras dioceses ou prelazias mais necessitadas, enviando padres, diáconos permanentes, leigos e seminaristas que estão prestando auxílio. “Estamos assistindo a um florescimento e consciência missionária que está tomando conta da nossa Igreja no Brasil”, disse o bispo, acrescentando que essa é uma experiência de enriquecimento mútuo das Igrejas e que expressa a dinâmica do Evangelho.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB começou nesta quarta-feira, 11, e segue até sexta-feira, 20. Os bispos iniciam os trabalhos com a Missa às 7h30 no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e seguem para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde são realizadas as plenárias. Às 15h, três bispos se reúnem com os jornalistas para uma coletiva de imprensa sobre o andamento dos trabalhos e temas afins.