21 de Novembro de 2018
JMJ 2019: Confira o programa da viagem do Papa para o Panamá
Francisco estará no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude 2019 a partir do dia 23 de janeiro; Viagem Apostólica será encerrada no dia 28 Da redação, com Vatican News

Entre os dias 23 e 28 de janeiro o Papa Francisco estará no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019. O Programa da viagem apostólica internacional ao país centro-americano foi divulgado nesta terça-feira, 20, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Santo Padre partirá na quarta-feira, 23 de janeiro, às 9h35 locais, do aeroporto romano Fiumicino, com o avião A330 da companhia aérea Alitalia com destino ao aeroporto internacional Tocumen do Panamá, aonde deverá chegar por volta das 16h30 locais após percorrer 9.500 Km com duração da viagem prevista em 12h55. Após receber brevemente o acolhimento oficial, se transferirá imediatamente para a nunciatura apostólica.

Na quinta-feira, 24 de janeiro, às 9h45 locais terá lugar, na entrada principal da Presidência da República – Palácio das Garças, a Cerimônia de Boas-vindas, seguida da visita de cortesia ao Presidente da República. Às 10h40, no Palácio Bolívar – sede do Ministério das Relações Exteriores –, encontro com as Autoridades, com o Corpo Diplomático e com Representantes da sociedade civil, no qual proferirá seu primeiro discurso em terras panamenhas.

Cerimônia de Acolhimento e Abertura da JMJ

Em seguida, às 11h15, encontro com os bispos centro-americanos, na igreja de São Francisco de Assis, no qual fará um discurso ao episcopado. Às 17h30 locais terá lugar no Campo Santa Maria la Antigua – Cinta Costera, a Cerimônia de Acolhimento e Abertura da JMJ, com discurso do Pontífice.

Liturgia penitencial com jovens reclusos

Na sexta-feira, 25 de janeiro, às 10h30, liturgia penitencial, com homilia do Santo Padre, celebrada com jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora, localidade situada a 46 Km de Cidade do Panamá.

Via-Sacra com os jovens da JMJ

Às 11h50, retorno de helicóptero à nunciatura apostólica. Na parte da tarde, às 17h30 locais, terá lugar no Campo Santa Marta la Antigua – Cinta Costera, a Via-Sacra com os jovens, com discurso do Papa Francisco.

Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II

No sábado, 26 de janeiro, às 9h15, Santa Missa com homilia do Pontífice na dedicação do altar da Catedral-Basílica de Santa Maria la Antigua, celebrada com sacerdotes, consagrados e movimentos leigos. Às 12h15, almoço com os jovens no Seminário Maior São José. Às 18h30, Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II – Metro Park, com discurso do Papa.

Missa conclusiva da JMJ

No domingo, 27 de janeiro, às 8h locais, Santa Missa com homilia de Francisco na celebração de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no Campo São João Paulo II – Metro Park. Às 10h45, visita à Casa Lar do Bom Samaritano, na qual o Santo Padre fará um discurso.

Encontro com os voluntários da JMJ

Às 16h30, encontro com os voluntários da JMJ, no Estádio Rommel Fernández, no qual Francisco fará seu último discurso em terras panamenhas. Em seguida, às 18h locais, a breve cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional do Panamá.

Retorno ao Vaticano

Às 18h15 locais, partida de retorno para a Itália com o avião B787 da companhia aérea Avianca. Os 9.500 Km serão percorridos em 11h35, com chegada ao aeroporto romano Ciampino prevista para as 11h50 locais de segunda-feira, 28 de janeiro.