Notícias
28 de Novembro de 2018
Papa na Audiência Geral: Decálogo é a "radiografia" de Cristo
Papa Francisco concluiu a série de catequeses sobre os Mandamentos, iniciada no dia 23 de junho Da redação, com Vatican News

Papa Francisco concluiu, nesta quarta-feira, 28, a série de catequeses sobre os Mandamentos iniciada na Audiência Geral de 23 de junho, usando o tema-chave dos “desejos”, que permite repassar o caminho feito e reassumir as etapas percorridas lendo o texto do Decálogo “à luz da plena revelação em Cristo”. Devido ao frio, o tradicional encontro das quartas-feiras foi realizado na Sala Paulo VI.

Falando aos 7 mil presentes, Francisco recordou que a gratidão é a base da relação de confiança e de obediência, e que Deus não pede nada antes de ter dado muito.

“Ele nos convida à obediência para nos resgatar das idolatrias que tanto poder têm sobre nós”, pois nos esvaziam e nos escravizam, enquanto que, aquilo “que nos dá estatura e consistência é a relação com Ele, que em Cristo nos torna filhos a partir de sua paternidade”.

Chamado à beleza da fidelidade, generosidade e autenticidade

“Isto – observou – implica um processo de bênção e de libertação, que são o repouso autêntico”:

“Esta vida libertada torna-se a aceitação da nossa história pessoal e nos reconcilia com aquilo que vivemos da infância ao presente, fazendo-nos adultos e capazes de dar a justa medida às realidades e às pessoas de nossa vida. Por este caminho entramos na relação com o próximo que, a partir do amor que Deus mostra em Jesus Cristo, é um chamado à beleza da fidelidade, da generosidade e da autenticidade”.

Coração novo

Para isto, temos necessidade de “um coração novo”, que se realiza pelo “dom de desejos novos”, que são “semeados em nós pela graça de Deus, em particular pelos Dez Mandamentos levados ao seu termo por Jesus”, como ensinou no Sermão da Montanha.

“Na contemplação da vida descrita no Decálogo – uma existência agradecida, livre, autêntica, que abençoa, amante da vida, fiel, generosa e sincera – nós, quase sem perceber, nos encontramos diante de Cristo”.

Decálogo, “radiografia” de Cristo

O Decálogo – disse o Pontífice – “é a sua ‘radiografia’, o descreve como um negativo fotográfico que deixa aparecer a sua face – como no Santo Sudário”.

Desta forma, “o Espírito Santo fecunda o nosso coração, colocando nele os desejos que são um dom seu, os desejos do Espírito. Os desejos do Espírito, desejar segundo o Espírito. Desejar no ritmo do Espírito, desejar com a música do Espírito”. “E o Espírito gera uma vida que, seguindo esses desejos, suscita em nós a esperança, a fé e o amor”.

Com o Espírito, a lei torna-se vida

Assim, é possível descobrir o que significa que “o Senhor Jesus não veio para abolir a lei”, mas levá-la ao seu cumprimento, para fazê-la crescer.”

Se a lei segundo a carne era uma série de prescrições e de proibições, “segundo o Espírito, a lei torna-se vida, “porque não é mais uma norma, mas a própria carne de Cristo, que nos ama, nos procura, nos perdoa, nos consola e no seu Corpo recompõe a comunhão com o Pai, perdida pela desobediência do pecado”:

“E assim (…), a negatividade na expressão do Mandamento: “não roubar, não insultar, não matar”, aquele “não”, transforma-se em uma atitude positiva: amar, dar lugar aos outros no meu coração, desejos que semeiam positividade. E esta é a plenitude da lei que Jesus veio nos trazer”.

Somente em Cristo – explicou o Papa – o Decálogo deixa de ser condenação, tornando-se “a autêntica verdade da vida humana, isto é, desejo de amor. Aqui nasce um desejo de bem, de fazer o bem, desejo de alegria, de paz, de magnanimidade, benevolência, bondade, fidelidade, brandura, domínio de si. Daquele “não” passa-se a este “sim”. Atitude positiva de um coração que se abre com a força do Espírito Santo”.

Abrir a porta à salvação

“Quando o homem segue o desejo de viver segundo Cristo, então está abrindo a porta à salvação (…). Deus Pai é generoso, tem sede que nós tenhamos sede dele”.

Em contraposição aos maus desejos que arruínam o homem, “o Espírito coloca em nosso coração os seus santos desejos, que são o germe da vida nova”.

A vida nova – disse o Papa – “não é um titânico esforço para sermos coerentes com uma norma, mas o próprio Espírito de Deus que começa a nos guiar até os seus frutos, em uma feliz sinergia entre a nossa alegria de ser amados e a sua alegria de amar-nos. Encontram-se as duas alegrias.”

“Contemplar Cristo para abrir-nos a receber o seu coração, os seus desejos, o seu Santo Espírito”, eis o que é o Decálogo para nós cristãos, disse o Santo Padre ao concluir.

Outras Notícias
17/04/19
Memorial da Devoção recebe exposição sobre a vida de Jesus de Nazaré
Mostra de Wandecok Cavalcanti utiliza esculturas de diferentes tipos de argila para representar momentos da história de Cristo Da redação, com IntegraPress
17/04/19 “Na dor, Jesus nos ensina a abraçar o Pai”, afirma Papa
Francisco interrompeu o ciclo de catequeses sobre o Pai-Nosso para comentar as palavras de Jesus durante a Sua Paixão Da redação, com Vatican News
16/04/19
Papa Francisco visita Bento XVI e o felicita pela Páscoa e aniversário
Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15, no Mosteiro “Mater Ecclesiae” Da redação, com Vatican News
06/04/19
Bolsonaro afirma que não haverá horário de verão em 2019
Parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, diz que medida não reduz consumo de energia Agência Brasil
05/04/19
Projeto da CNBB e CRB leva ajuda humanitária a famílias haitianas desde 2010
Projeto Intercongregacional de solidariedade tem a vigência de 10 anos e é colocado em prática desde 2010 CNBB
05/04/19
COMINA trabalha na finalização do Programa Missionário Nacional
36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional acontece em Brasília (DF) Da redação, com CNBB
03/04/19
Papa: "Deus quer a fraternidade entre nós e os muçulmanos"
Na primeira audiência geral de abril, o Papa Francisco relembrou sua recente viagem ao Marrocos Vatican News
03/04/19
Congresso Vocacional do Brasil recebe inscrições
Evento está em sua 4ª edição e acontecerá em Aparecida (SP) Da redação, com CNBB
03/04/19
O papel dos bons líderes na vida organizacional
Líderes são capazes de exercer influências André Prado*
01/04/19
CNBB promove 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra
O evento de âmbito nacional acontecerá em Castanhal, no Pará, e está com as inscrições abertas Da redação, com CNBB
01/04/19
Maduro anuncia plano para prevenir apagões na Venezuela
Presidente venezuelano afirmou que há uma ‘guerra elétrica contra a população’ Da redação, com Agência Brasil
01/04/19
Centenário da morte de São Francisco Marto terá programação especial
Celebrações no Santuário de Fátima começam na véspera com vigília de oração na Capelinha das Aparições; Veja programa completo Da redação, com Santuário de Fátima
02/03/19
Por iniciativa do Papa, Bangui recebe ambulatório pediátrico
Ambulatório em Bangui será inaugurado neste sábado, 2 Da redação, com Vatican News
02/03/19
Terremoto de 7 graus na escala Richter atinge sul do Peru
Até o momento, não foram registrados danos nem vítimas Ansa
27/02/19
Nomeado novo bispo para a diocese de Formosa (GO)
Dom Adair José Guimarães foi transferido pelo Papa da diocese de Rubiataba-Mozarlândia para assumir governo pastoral de Formosa Da Redação, com CNBB
26/02/19
Venezuela: fronteira com o Brasil continua fechada
A fronteira da Venezuela com o Brasil continua fechada desde sexta-feira, 22, por determinação do presidente venezuelano Nicolás Maduro. No final de semana, o clima foi tenso na região, com registro de protestos violentos....
26/02/19
Tribunal australiano condena o Cardeal George Pell
O prefeito da Secretaria da Economia vaticana foi reconhecido culpado por abusos sexuais contra menores Vatican News
25/02/19
Grupo de Lima defende eleições na Venezuela e rejeita intervenção
Declaração pede que Maduro seja julgado pela Corte Penal Internacional Da redação, com Agência Brasil
20/02/19
O amor de Deus é fiel e não abandona nunca, destaca Papa
Seguindo no ciclo de catequeses sobre o Pai Nosso, Papa falou hoje sobre o amor do Pai que está nos céus por seus filhos, um amor que nada pode apagar Da Redação, com Boletim da Santa Sé
16/02/19
FORMAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2019
Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. Na Sexta feira, 15 de Fevereiro, teve in&i...
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493