Notícias
29 de Novembro de 2018
Papa sobre santuários: peregrinos bem acolhidos abrem o coração
Francisco recebeu no Vaticano, nesta quinta-feira, 29, participantes do encontro internacional de reitores e colaboradores de santuários Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 29, na Sala Regia, no Vaticano, cerca de seiscentos participantes do encontro internacional de Reitores e Colaboradores de Santuários. O Pontífice esperava esse momento para encontrar os representantes de vários santuários espalhados pelo mundo.

“Quanto precisamos dos santuários no caminho cotidiano da Igreja! São lugares em que o nosso povo vai com boa vontade a fim de manifestar sua fé na simplicidade e segundo as tradições que aprenderam desde a infância. De várias formas, os nossos santuários são insubstituíveis, pois mantêm viva a piedade popular, enriquecendo-a com uma formação catequética que sustenta e reforça a fé e alimentando, ao mesmo tempo, o testemunho da caridade”, disse Francisco em seu discurso.

“Isso é muito importante: manter viva a piedade popular e não esquecer aquele tesouro que é o número 48 da Evangelii Nuntiandi, em que São Paulo VI mudou o nome de ‘religiosidade popular’ para ‘piedade popular’. É um tesouro! Essa é a inspiração dessa piedade popular que, por outro lado, como disse um bispo italiano: ‘A piedade popular é o sistema imunitário da Igreja. Nos salva de muitas coisas’”, frisou o Papa.

O Pontífice destacou a importância do acolhimento dos peregrinos. “Sabemos que cada vez mais os nossos santuários são meta não de grupos organizados, mas de peregrinos individuais ou pequenos grupos autônomos que vão a esses lugares santos. É triste que em sua chegada eles não encontram ninguém para dar-lhes as boas-vindas e que os acolha como peregrinos que fizeram uma viagem, muitas vezes longa, para chegar ao santuário. Pior ainda quando encontram a porta fechada!”, comentou o Santo Padre

Segundo o Papa é preciso dar menos atenção às exigências materiais e financeiras de um santuário e mais ênfase aos peregrinos. “Eles são os que contam. Devemos dar atenção a cada um deles, fazendo com que se sintam ‘em casa’, como um parente esperado por muito tempo que finalmente chegou”, opinou. De acordo com o Santo Padre, é preciso também considerar que muitas pessoas visitam os santuários porque pertencem à tradição local, porque suas obras de arte atraem ou porque estão situados num ambiente natural de grande beleza e inspiração.

O Pontífice afirmou que os peregrinos, quando bem acolhidos, são mais disponíveis a abrir o coração e a deixar-se plasmar pela Graça. “Um clima de amizade é uma semente fecunda que os nossos santuários podem semear no terreno dos peregrinos, permitindo-lhes reencontrar aquela confiança na Igreja que pode ter sido desiludida pela indiferença recebida”, opinou.

“O Santuário é sobretudo lugar de oração. A maioria dos nossos santuários é dedicada à piedade mariana. Ali, a Virgem Maria abre os braços de seu amor materno para ouvir a oração de cada um e atendê-las. Os sentimentos que todo peregrino sente no fundo do coração são encontrados também na Mãe de Deus. Ali, ela sorri dando consolo. Ali, Ela chora com quem chora. Ali, apresenta a cada um o Filho de Deus em seus braços como o tesouro mais precioso que uma mãe possui. Ali, Maria se faz companheira de caminhada de cada pessoa que olha para ela pedindo uma graça, certa de ser atendida. A Virgem responde a todos com a intensidade de seu olhar que os artistas souberam pintar, guiados do alto na contemplação”, observou o Santo Padre.

Leia também
.: Papa pede que fiéis sejam bem acolhidos nos santuários
.: Reitor explica papel dos santuários na missão da Igreja no Brasil

Sobre a oração nos santuários, o Papa sublinhou duas exigências a primeira seria favorecer a oração da Igreja que com a celebração dos Sacramentos torna presente e eficaz a salvação. “Isso permite a qualquer pessoa que esteja presente no santuário de sentir-se parte de uma comunidade maior que de todo canto da terra professa a única fé, testemunha o seu amor e vive a mesma esperança. Muitos santuários surgiram através do pedido de oração feito pela Virgem aos videntes, a fim de que a Igreja não se esquecesse nunca das palavras do Senhor Jesus de rezar sem cessar e permanecer sempre vigilante na espera de seu retorno”, sublinhou.

Segundo o Pontífice, os santuários são chamados a alimentar a oração de cada peregrino no silêncio de seu coração. “Com as palavras do coração, com o silêncio, com suas fórmulas aprendidas na infância, com os seus gestos de piedade, cada um deve ser ajudado a expressar sua oração pessoal. Muitas pessoas vão ao santuário porque precisam receber uma graça e depois voltam para agradecer, por ter recebido a força e a paz na provação. Essa oração torna os santuários lugares fecundos, para que a piedade popular seja sempre alimentada e cresça no conhecimento do amor de Deus.”

Francisco frisou que ninguém nos santuários deve se sentir um estranho, especialmente quando chega ali com o peso de seu próprio pecado. O Santo Padre observou que o santuário é o lugar privilegiado para experimentar a misericórdia que não conhece confim. “Esse é um dos motivos que me impulsionou a desejar a ‘Porta da misericórdia’ também nos santuários durante o Jubileu da Misericórdia. De fato, a misericórdia, quando é vivida, torna-se uma forma de evangelização real, porque transforma as pessoas que recebem a misericórdia em testemunhas de misericórdia”, apontou.

O Sacramento da Reconciliação também foi tema do encontro. Para o Papa, muitas vezes este sacramento feito nos santuários, precisa de sacerdotes bem formados, santos, misericordiosos e capazes de saborear o encontro verdadeiro com o Senhor que perdoa. “Desejo que nunca falte nos Santuários a figura do ‘Missionário da Misericórdia’ como testemunha fiel do amor do Pai que abre os braços a todos e vai ao encontro feliz por ter reencontrado quem se distanciou. As obras de misericórdia pedem para ser vividas de modo particular em nossos santuários, pois nelas a generosidade e a caridade são realizadas de forma natural e espontânea como atos de obediência e amor ao Senhor Jesus e à Virgem Maria.”

O Papa pediu a Nossa Senhora para que ajude e acompanhe os Reitores e Colaboradores de Santuários nessa grande responsabilidade pastoral que lhes foi confiada. “Por favor, não se esqueçam de rezar mim e fazer com que rezem por mim em seus santuários”.

“O Santuário é um lugar de encontro não somente com o peregrino, com Deus, mas também do encontro de nós pastores com o nosso povo. A Liturgia de 2 de fevereiro nos diz que o Senhor vai ao Santuário para encontrar o seu povo, para sair ao encontro de seu povo, entender o povo de Deus, sem preconceitos, com o faro da fé, com a infallibilitas in credendo da qual fala o número doze da Lumen gentium”.

Segundo o Papa, este encontro é fundamental, e enfatizou que se o pastor que está no santuário não consegue encontrar o povo de Deus, é melhor que o bispo dê a ele outra missão, pois não é apto para isso. “Sofrerá muito e fará o povo sofrer”.

Outras Notícias
17/04/19
Memorial da Devoção recebe exposição sobre a vida de Jesus de Nazaré
Mostra de Wandecok Cavalcanti utiliza esculturas de diferentes tipos de argila para representar momentos da história de Cristo Da redação, com IntegraPress
17/04/19 “Na dor, Jesus nos ensina a abraçar o Pai”, afirma Papa
Francisco interrompeu o ciclo de catequeses sobre o Pai-Nosso para comentar as palavras de Jesus durante a Sua Paixão Da redação, com Vatican News
16/04/19
Papa Francisco visita Bento XVI e o felicita pela Páscoa e aniversário
Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15, no Mosteiro “Mater Ecclesiae” Da redação, com Vatican News
06/04/19
Bolsonaro afirma que não haverá horário de verão em 2019
Parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, diz que medida não reduz consumo de energia Agência Brasil
05/04/19
Projeto da CNBB e CRB leva ajuda humanitária a famílias haitianas desde 2010
Projeto Intercongregacional de solidariedade tem a vigência de 10 anos e é colocado em prática desde 2010 CNBB
05/04/19
COMINA trabalha na finalização do Programa Missionário Nacional
36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional acontece em Brasília (DF) Da redação, com CNBB
03/04/19
Papa: "Deus quer a fraternidade entre nós e os muçulmanos"
Na primeira audiência geral de abril, o Papa Francisco relembrou sua recente viagem ao Marrocos Vatican News
03/04/19
Congresso Vocacional do Brasil recebe inscrições
Evento está em sua 4ª edição e acontecerá em Aparecida (SP) Da redação, com CNBB
03/04/19
O papel dos bons líderes na vida organizacional
Líderes são capazes de exercer influências André Prado*
01/04/19
CNBB promove 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra
O evento de âmbito nacional acontecerá em Castanhal, no Pará, e está com as inscrições abertas Da redação, com CNBB
01/04/19
Maduro anuncia plano para prevenir apagões na Venezuela
Presidente venezuelano afirmou que há uma ‘guerra elétrica contra a população’ Da redação, com Agência Brasil
01/04/19
Centenário da morte de São Francisco Marto terá programação especial
Celebrações no Santuário de Fátima começam na véspera com vigília de oração na Capelinha das Aparições; Veja programa completo Da redação, com Santuário de Fátima
02/03/19
Por iniciativa do Papa, Bangui recebe ambulatório pediátrico
Ambulatório em Bangui será inaugurado neste sábado, 2 Da redação, com Vatican News
02/03/19
Terremoto de 7 graus na escala Richter atinge sul do Peru
Até o momento, não foram registrados danos nem vítimas Ansa
27/02/19
Nomeado novo bispo para a diocese de Formosa (GO)
Dom Adair José Guimarães foi transferido pelo Papa da diocese de Rubiataba-Mozarlândia para assumir governo pastoral de Formosa Da Redação, com CNBB
26/02/19
Venezuela: fronteira com o Brasil continua fechada
A fronteira da Venezuela com o Brasil continua fechada desde sexta-feira, 22, por determinação do presidente venezuelano Nicolás Maduro. No final de semana, o clima foi tenso na região, com registro de protestos violentos....
26/02/19
Tribunal australiano condena o Cardeal George Pell
O prefeito da Secretaria da Economia vaticana foi reconhecido culpado por abusos sexuais contra menores Vatican News
25/02/19
Grupo de Lima defende eleições na Venezuela e rejeita intervenção
Declaração pede que Maduro seja julgado pela Corte Penal Internacional Da redação, com Agência Brasil
20/02/19
O amor de Deus é fiel e não abandona nunca, destaca Papa
Seguindo no ciclo de catequeses sobre o Pai Nosso, Papa falou hoje sobre o amor do Pai que está nos céus por seus filhos, um amor que nada pode apagar Da Redação, com Boletim da Santa Sé
16/02/19
FORMAÇÃO CAMPANHA FRATERNIDADE 2019
Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. Na Sexta feira, 15 de Fevereiro, teve in&i...
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493