Notícias
06 de Maio de 2019
Papa em homilia: “Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.”
Papa Francisco celebrou a Santa Missa deste domingo na Praça Knyaz Alexandar I, em Sófia, na Bulgária

O Papa Francisco celebrou, na tarde deste domingo, 5, a Santa Missa na Praça Knyaz Alexandar I, em Sófia, na Bulgária. A celebração teve início às 16h30 (10h30 em Brasília).

Logo no início da homilia, Francisco saudou os presentes, citando a ‘maravilhosa saudação’ feita pelos cristãos no país, que trocam entre si a alegria do Ressuscitado, no tempo pascal.

O Pontífice lembrou que o Evangelho do dia fala deste ‘contágio’ que deve acontecer, da alegria, que lembra aos cristãos as três realidades que marcam suas vidas: “Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.”

Deus chama

Jesus chamou Pedro, convidando-o a deixar a profissão de pescador de peixes para se tornar pescador de homens. Após a morte de seu mestre, Pedro volta à vida antiga: ‘vou pescar’, influenciando os outros discípulos.

“Parece que dão um passo atrás; Pedro retoma as redes a que renunciara por Jesus. O peso do sofrimento, da decepção e até da traição tornara-se uma pedra difícil de remover no coração dos discípulos; sentiam-se ainda feridos sob o peso da amargura e da culpa, e a boa nova da Ressurreição não ganhara raízes no seu coração. O Senhor sabe como é forte em nós a tentação de voltar às coisas do passado. Na Bíblia, as redes de Pedro – como as cebolas do Egito – são símbolo da tentação da nostalgia do passado, de pretender de volta algo daquilo que se quisera deixar. Perante as experiências de fracasso, de amargura e até do fato de as coisas não resultarem como se esperava, aparece sempre uma sutil e perigosa tentação que convida ao desânimo, a desistir. É a psicologia do sepulcro que tinge tudo de resignação, fazendo-nos apegar a uma tristeza adocicada que corrói, como a traça, toda a esperança. Assim se consolida a maior ameaça que se pode enraizar numa comunidade: o pragmatismo cinzento da vida, na qual aparentemente tudo procede dentro da normalidade, mas na realidade a fé vai-se apagando e degenerando na mesquinhez.”

Francisco ressalta que é precisamente neste momento de fracasso, que chega Jesus.

“Recomeça do princípio, com paciência sai ao seu encontro e diz-lhe: «Simão…» (Jo 21, 15). Era o nome da primeira chamada. O Senhor não espera situações ou estados de ânimo ideais, cria-os. Não espera encontrar-Se com pessoas sem problemas, sem decepções, pecados ou limitações. Ele mesmo enfrentou o pecado e a decepção, para ir ao encontro de cada vivente e convidá-lo a caminhar.”

O Papa lembrou que Deus não Se cansa de chamar. É a força do Amor que subverte todas as previsões e sabe recomeçar. Em Jesus, Deus sempre procura dar uma possibilidade. E assim procede também com seu povo. O chama a cada dia para reviver a história de amor com Ele, para voltar a fundar na novidade que é Ele.

“Todas as manhãs, procura-nos lá onde estamos e convida ‘para nos levantarmos, ressuscitarmos à sua Palavra, olharmos para o alto e crermos que somos feitos para o Céu, não para a terra; para as alturas da vida, não para as torpezas da morte’ e convida-nos a não buscar ‘o Vivente entre os mortos’ (Francisco, Homilia na Vigília Pascal, 20 de abril de 2019).”

Deus surpreende

Deus surpreende. É o Senhor das surpresas que convida não só a surpreender-se, mas também a realizar coisas surpreendentes. O Senhor chama e, encontrando os discípulos com as redes vazias, propõe-lhes algo de insólito: pescar de dia, o que é bastante estranho naquele lago. Devolve-lhes confiança, colocando-os em movimento e impelindo-os de novo a arriscar, a não dar nada e, especialmente, ninguém por perdido. É o Senhor da surpresa que rompe os fechamentos paralisadores, restituindo a audácia capaz de superar a suspeita, a desconfiança e o medo que se esconde por trás do ‘sempre se fez assim’.

“Deus surpreende, quando chama e convida a lançarmos, já não as redes, mas a nós mesmos ao largo na história e a olhar a vida, a olhar os outros e também a nós mesmos com os seus próprios olhos que, ‘no pecado, vê filhos carecidos de ser levantados; na morte, irmãos carecidos de ressuscitar; na desolação, corações carecidos de consolação. Por isso, não temas! O Senhor ama esta tua vida, mesmo quando tens medo de a olhar de frente e tomar a sério’, disse o Papa

Deus ama

O Papa reforçou que a terceira certeza do evangelho é esta: Deus ama. O Deus que chama, que surpreende, o faz porque ama. O amor é a sua linguagem.

Por isso, pede a Pedro – e a todos – para sintonizar-se com a mesma linguagem: ‘Tu me amas?’ Pedro acolhe o convite e, depois de tanto tempo passado com Jesus, compreende que amar significa deixar de estar no centro. Agora já não começa de si mesmo, mas de Jesus: ‘Tu sabes tudo…’ (Jo 21, 17) – responde ele. Reconhece-se frágil, compreende que, só com as suas forças, não pode prosseguir. E baseia-se no Senhor, na força do seu amor, até ao fim.

“Esta é a nossa força, que somos convidados a renovar todos os dias: o Senhor ama-nos. Ser cristão é uma chamada a ter confiança que o Amor de Deus é maior do que qualquer limite ou pecado. Um dos grandes desgostos e obstáculos, que hoje sentimos, situa-se não tanto ao nível da compreensão de que Deus é amor, mas no fato de termos chegado a anunciá-Lo e testemunhá-Lo duma maneira tal, que, para muitos, este não é o seu nome. Mas Deus é amor, que ama, dá-Se, chama e surpreende.”

Terra de Santos

Francisco afirmou que Deus é capaz de fazer da vida de cada filho, uma obra de arte. Lembrou que a Bulgária é uma terra abençoada, de homens que, oferecendo a vida, foram sinais vivos do Senhor, superando corajosamente a apatia e dando uma resposta cristã às preocupações que se lhes apresentavam.

“Hoje somos convidados a contemplar e descobrir aquilo que o Senhor fez no passado, para nos lançarmos com Ele rumo ao futuro, sabendo que sempre, tanto nos êxitos como nos fracassos, voltará a chamar-nos convidando-nos a lançar as redes. (…) Enamorados por Cristo, sede testemunhas vivas do Evangelho em todos os cantos desta cidade. Não tenhais medo de ser os santos de que esta terra precisa; uma santidade, que não vos tirará forças, nem vida nem alegria; muito pelo contrário, porque chegareis a ser, vós e os filhos desta terra, aquilo que o Pai sonhou quando vos criou.”, finalizou o Pontífice.

Outras Notícias
22/05/19
Em cerimônia, Brasil é consagrado ao Imaculado Coração de Maria
Evento aconteceu no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 21; ofício foi apresentado pelo deputado federal Eros Biondini
22/05/19
Paz de Jesus ajuda a suportar dificuldades na vida, afirma Papa
Na homilia da missa desta terça-feira, 21, Francisco comentou a promessa de Jesus aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
20/05/19
Amai-vos uns aos outros’, pede o Santo Padre durante Regina Coeli
Francisco, em sua tradicional oração mariana, lembrou esta passagem do Evangelho em que Jesus fala do amor ao próximo
20/05/19
18 de maio: Igreja recorda nascimento de São João Paulo II
Neste sábado, 18, o santo completaria 99 anos de vida; fiéis devotos no mundo inteiro recordam o Papa da Juventude
18/05/19
Papa aos missionários: novos horizontes pastorais
Papa Francisco recebeu os participantes no Capítulo Geral da Sociedade da Missões Africanas nesta sexta-feira, no Vaticano
18/05/19
Papa anuncia tema do Encontro Mundial das Famílias 2021
“Amor familiar: vocação e caminho de santidade”, é o tema do próximo Encontro Mundial das Famílias
16/05/19
Papa: O Senhor nos dá a paz, mas devemos pedir ‘livrai-nos do mal’
Francisco deu continuidade nesta quarta-feira, 15, ao seu ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso
15/05/19
Cardeal Tagle aos fiéis: viver como Jesus, a partir do exemplo de Maria
Em Portugal, cardeal filipino celebrou a missa desta segunda-feira, 13, dedicada a Nossa Senhora de Fátima e desafiou os cristãos a viverem o Evangelho
14/05/19
Papa Francisco esteve em Fátima em 2017, por ocasião do Centenário das Aparições
O Papa Francisco recordou, na manhã deste 13 de maio, em mensagem no Twitter, o dia de Nossa Senhora de Fátima. “Maria, Virgem de Fátima, temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos cora&c...
14/05/19
Regina Coeli: “Jesus é o verdadeiro pastor do povo de Deus”, afirma Papa
Em sua tradicional saudação dominical, Francisco também não se esqueceu das mães de todo o mundo
14/05/19
Papa ordena 19 sacerdotes:
A Diocese de Roma ganhou 19 sacerdotes; todos foram ordenados pelo Papa Francisco
10/05/19
Na Missa, Papa pede que cristãos se abram à voz do Senhor
Francisco celebrou a Missa na capela da Casa Santa Marta e na homilia comentou o liturgia do dia, extraída dos Atos dos Apóstolos
09/05/19
"A caridade se faz com doçura, não com acidez", diz Papa na Catequese
Francisco compartilhou com os fiéis os momentos mais emocionantes de sua recente visita à Bulgária e Macedônia
07/05/19
O presidente e os dois vice-presidentes da CNBB foram eleitos nesta segunda-feira
O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na tarde desta segunda-feira, 6 de maio. Na parte da noite, foram eleitos os dois vice-presidentes, uma novidade do novo estatuto da Conferência. Anteriormente, apenas um bi...
06/05/19
Ser cristão exige forte experiência de encontro com Jesus, diz bispo
Dom Odelir Magri afirmou que o mundo necessita de cristãos com o “calibre” de Estevão, capazes de um testemunho corajoso e verdadeir
06/05/19
Estatuto Canônico e Regimento definem as funções da Presidência da CNBB
As funções da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão definidas no atual Estatuto Canônico da entidade. As regras que definem os cargos e as funções que estarão em votação esta semana – entre outras normatizaç&...
04/05/19
“Precisamos de qualidade no testemunho cristão”, diz bispo em coletiva
Juventude e importância dos bispos eméritos também foram abordadas na coletiva deste terceiro dia de Assembleia Thiago Coutinho, de Aparecida
04/05/19
Arcebispo português prega Retiro Espiritual para os bispos na 57ª Assembleia Geral
Na tarde do sábado, 4 de maio, e a manhã do domingo, 5, os membros da CNBB que estão reunidos em Aparecida (SP), em sua 57ª Assembleia Geral vão participar de um retiro espiritual. O arcebispo Dom José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano. Ele vai ori...
24/04/19
Papa sobre atentado no Sri Lanka: “Rezo pelas numerosas vítimas”
O Pontífice voltou a falar nesta “Segunda-feira do Anjo”, 22, dos ataques no Sri Lanka que deixaram 290 mortos e 500 feridos – segundo balanço parcial Julia Beck Da redação
24/04/19
Dom Darci comenta Mensagem do Papa para Dia Mundial das Comunicações
Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB faz análise dos principais pontos da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações CNBB
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493