Notícias
07 de Maio de 2019
O presidente e os dois vice-presidentes da CNBB foram eleitos nesta segunda-feira

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na tarde desta segunda-feira, 6 de maio. Na parte da noite, foram eleitos os dois vice-presidentes, uma novidade do novo estatuto da Conferência. Anteriormente, apenas um bispo ocupava a vice-presidência da entidade. Os dois vice-presidentes são: dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e dom Mário Antonio Silva, bispo de Roraima.

Como manda o Estatuto da CNBB, o até então presidente, cardeal Sergio da Rocha, perguntou aos eleitos se aceitavam os encargos. Dom Walmor disse:“Aceito com humildade, aceito com temor e aceito à luz da fé”. Dom Jaime Spengler disse: “Com temor e tremor, acolho“. E dom Mário disse a dom Sergio e à assembleia aceitar a indicação e a confiança dos irmãos bispos em nome da Amazônia e do povo brasileiro.

Dados biográficos
 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo nasceu em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). É o primeiro baiano a estar à frente da CNBB. É doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Em sua trajetória de formação, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora.

Foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica (1986-1995) e da paróquia do Bom Pastor (1996-1998); coordenador da Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (1988-1989); coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional (1978-1984) e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1989-1997). No campo acadêmico, lecionou nas disciplinas Ciências Bíblicas, Teologia e Lógica II; coordenou os cursos de Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC-Minas (1986-1990). Também lecionou no mestrado em Teologia da PUC-Rio (1992, 1994 e 1995).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa São João Paulo II, no dia 21 de janeiro de 1998. Sua ordenação episcopal foi no dia 10 de maio do mesmo ano. Em 2004, foi nomeado arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), iniciando o ministério em 26 de março daquele ano. Em outubro de 2008, dom Walmor foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma.

Em 1999, dom Walmor foi secretário do Regional Nordeste 3 e membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. A mesma Comissão que, já com o nome de Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, presidiu entre 2003 e 2011, ou seja, por dois mandatos. É membro da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, desde 2009. O arcebispo de Belo Horizonte também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo.

Em fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Desde 2010, o arcebispo é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito.

 

Com mais de 15 livros publicados, dom Walmor é membro da Academia Mineira de Letras, Cidadão Honorário de Minas Gerais e dos municípios de Caeté e Ribeirão das Neves. O novo presidente da CNBB também foi agraciado com a Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida, da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, e com o título de Doutor Honoris Causa, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2012).
 

Dom Jaime Spengler é natural de Gaspar, em Santa Catarina. O vice-presidente eleito nasceu em 6 de setembro de 1960. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.

O arcebispo tem doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado no mês de novembro daquele ano pelo papa Bento XVI como bispo titular de Patara e auxiliar de Porto Alegre (RS).

No ano seguinte, em fevereiro de 2011, o bispo foi ordenado na paróquia São Pedro Apóstolo, na sua cidade natal, Gaspar, pelo núncio apostólico no Brasil, na ocasião, dom Lorenzo Baldisseri. Em 18 de setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre.

Em março de 2014, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Em abril de 2015, na 53ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, para o quadriênio 2015-2019. Na ocasião, recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. Também em 2015, o arcebispo foi eleito presidente do regional Sul 3 da CNBB, que corresponde ao estado do Rio Grande do Sul, para a gestão 2015-2019.
 

om Mário Antônio da Silva nasceu em Itararé (SP), em 17 de outubro de 1966. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da diocese de Jacarezinho (PR). Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália.

No ano de 1991, foi ordenado padre em Sengés, no estado do Paraná, por dom Conrado Walter. Era chanceler da diocese de Jacarezinho quando foi nomeado bispo auxiliar de Manaus no dia 9 de junho de 2010. Escolheu como lema episcopal “Testemunhar e Servir”.

Sua ordenação ocorreu na Catedral de Jacarezinho, em 20 de agosto de 2010, em celebração presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel (PR). A missa de acolhida na arquidiocese de Manaus aconteceu no dia 12 de setembro de 2010, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Em 2015, foi eleito durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB como presidente do regional Norte 1, que compreende o estado de Roraima e o norte do Amazonas, para o quadriênio de 2015-2019. Também é membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Em junho de 2016, foi nomeado pelo papa Francisco como bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano.

Outras Notícias
22/05/19
Em cerimônia, Brasil é consagrado ao Imaculado Coração de Maria
Evento aconteceu no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 21; ofício foi apresentado pelo deputado federal Eros Biondini
22/05/19
Paz de Jesus ajuda a suportar dificuldades na vida, afirma Papa
Na homilia da missa desta terça-feira, 21, Francisco comentou a promessa de Jesus aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
20/05/19
Amai-vos uns aos outros’, pede o Santo Padre durante Regina Coeli
Francisco, em sua tradicional oração mariana, lembrou esta passagem do Evangelho em que Jesus fala do amor ao próximo
20/05/19
18 de maio: Igreja recorda nascimento de São João Paulo II
Neste sábado, 18, o santo completaria 99 anos de vida; fiéis devotos no mundo inteiro recordam o Papa da Juventude
18/05/19
Papa aos missionários: novos horizontes pastorais
Papa Francisco recebeu os participantes no Capítulo Geral da Sociedade da Missões Africanas nesta sexta-feira, no Vaticano
18/05/19
Papa anuncia tema do Encontro Mundial das Famílias 2021
“Amor familiar: vocação e caminho de santidade”, é o tema do próximo Encontro Mundial das Famílias
16/05/19
Papa: O Senhor nos dá a paz, mas devemos pedir ‘livrai-nos do mal’
Francisco deu continuidade nesta quarta-feira, 15, ao seu ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso
15/05/19
Cardeal Tagle aos fiéis: viver como Jesus, a partir do exemplo de Maria
Em Portugal, cardeal filipino celebrou a missa desta segunda-feira, 13, dedicada a Nossa Senhora de Fátima e desafiou os cristãos a viverem o Evangelho
14/05/19
Papa Francisco esteve em Fátima em 2017, por ocasião do Centenário das Aparições
O Papa Francisco recordou, na manhã deste 13 de maio, em mensagem no Twitter, o dia de Nossa Senhora de Fátima. “Maria, Virgem de Fátima, temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos cora&c...
14/05/19
Regina Coeli: “Jesus é o verdadeiro pastor do povo de Deus”, afirma Papa
Em sua tradicional saudação dominical, Francisco também não se esqueceu das mães de todo o mundo
14/05/19
Papa ordena 19 sacerdotes:
A Diocese de Roma ganhou 19 sacerdotes; todos foram ordenados pelo Papa Francisco
10/05/19
Na Missa, Papa pede que cristãos se abram à voz do Senhor
Francisco celebrou a Missa na capela da Casa Santa Marta e na homilia comentou o liturgia do dia, extraída dos Atos dos Apóstolos
09/05/19
"A caridade se faz com doçura, não com acidez", diz Papa na Catequese
Francisco compartilhou com os fiéis os momentos mais emocionantes de sua recente visita à Bulgária e Macedônia
06/05/19
Ser cristão exige forte experiência de encontro com Jesus, diz bispo
Dom Odelir Magri afirmou que o mundo necessita de cristãos com o “calibre” de Estevão, capazes de um testemunho corajoso e verdadeir
06/05/19
Papa em homilia: “Deus chama, Deus surpreende, Deus ama.”
Papa Francisco celebrou a Santa Missa deste domingo na Praça Knyaz Alexandar I, em Sófia, na Bulgária
06/05/19
Estatuto Canônico e Regimento definem as funções da Presidência da CNBB
As funções da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão definidas no atual Estatuto Canônico da entidade. As regras que definem os cargos e as funções que estarão em votação esta semana – entre outras normatizaç&...
04/05/19
“Precisamos de qualidade no testemunho cristão”, diz bispo em coletiva
Juventude e importância dos bispos eméritos também foram abordadas na coletiva deste terceiro dia de Assembleia Thiago Coutinho, de Aparecida
04/05/19
Arcebispo português prega Retiro Espiritual para os bispos na 57ª Assembleia Geral
Na tarde do sábado, 4 de maio, e a manhã do domingo, 5, os membros da CNBB que estão reunidos em Aparecida (SP), em sua 57ª Assembleia Geral vão participar de um retiro espiritual. O arcebispo Dom José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano. Ele vai ori...
24/04/19
Papa sobre atentado no Sri Lanka: “Rezo pelas numerosas vítimas”
O Pontífice voltou a falar nesta “Segunda-feira do Anjo”, 22, dos ataques no Sri Lanka que deixaram 290 mortos e 500 feridos – segundo balanço parcial Julia Beck Da redação
24/04/19
Dom Darci comenta Mensagem do Papa para Dia Mundial das Comunicações
Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB faz análise dos principais pontos da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações CNBB
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493