Notícias
11 de Junho de 2019
Papa: a relação de gratuidade com Deus nos ajuda a servir os outros
Não há relação com Deus fora da gratuidade foi o afirmou o Papa Francisco durante homilia da missa desta terça-feira, 11, na Casa Santa Marta Da redação, com Vatican News

Dê de graça o que você recebeu de Deus de graça, foi o que pediu o Papa Francisco durante a homilia da missa desta terça-feira, 11, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O Santo Padre refletiu sobre a gratuidade de Deus e sobre a gratuidade com os outros por meio de testemunho ou serviço. O convite é: alargar o coração para que a graça venha. A graça, segundo o Pontífice, não se compra e deve servir o povo de Deus, não usá-lo.

A homilia do Papa parte da passagem do Evangelho (Mt 10,7-13) sobre a missão dos apóstolos, a missão de cada um dos cristãos. Um cristão não pode ficar parado, de acordo com Francisco, pois a vida cristã é abrir caminho. O Santo Padre recordou as palavras de Jesus no Evangelho: “No vosso caminho, pro­clamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, puri­ficai leprosos, expulsai demônios. Esta é, portanto, a missão e se trata de uma vida de serviço”.

A vida cristã é para servir, afirmou o Pontífice. “É muito triste quando encontramos cristãos que, no início da sua conversão ou da sua consciência de serem cristãos, servem, estão abertos a servir, servem o povo de Deus, e depois acabam usando o povo de Deus. Isto faz tanto mal, tanto mal ao povo de Deus. A vocação é para ‘servir’, não para ‘usar’”, advertiu.

“Uma vida de gratuidade”, assim Francisco definiu a vida cristã. Ainda na passagem evangélica proposta pela Liturgia de hoje, o Papa ressalta que o Senhor vai ao coração da salvação: “De graça re­ce­bestes, de graça deveis dar”. A salvação não se compra, é dada gratuitamente, apontou o Santo Padre: “[Deus] nos salva gratuitamente, não nos faz pagar. E como Deus fez conosco, assim devemos fazer com os outros. (…) Precisamente esta gratuidade de Deus é uma das coisas mais belas”.

“Saber que o Senhor é cheio de dons para nos dar. Somente, pede uma coisa: que o nosso coração se abra. Quando dizemos ‘Pai nosso’ e rezamos, abrimos o coração para que esta gratuidade venha. Não há relação com Deus fora da gratuidade. Às vezes, quando precisamos de algo espiritual ou de uma graça, dizemos: ‘Bem, agora vou jejuar, vou fazer uma penitência, vou fazer uma novena…’. Certo, mas tenham cuidado: isto não é para ‘pagar pela graça, para ‘adquirir’ graça; isto é para ampliar seu coração para que a graça possa vir. A graça é gratuita”, frisou o Pontífice.

Segundo o Papa, todos os bens de Deus são gratuitos o problema é que o coração humano, por vezes, se encolhe, se fecha e não é capaz de receber este amor gratuito. Não devemos negociar com Deus, alertou Francisco, que completou: “Com Deus não se negocia”.

O convite do Santo Padre para mais gestos gratuitos foi direcionado também aos sacerdotes e pastores da Igreja, O Pontífice pediu ao clero que não venda a graça. “Dói muito, quando há pastores que fazem negócios com a graça de Deus: ‘Eu faço isto, mas isto custa tanto, tanto…’. A graça do Senhor é gratuita e você deve dá-la gratuitamente”, reforçou.

“Na nossa vida espiritual temos sempre o perigo de escorregar no pagamento, sempre, mesmo falando com o Senhor, como se quiséssemos dar um suborno ao Senhor. Não! A coisa não vai por ali! Não vai por esse caminho. ‘Senhor, se me fizeres isto, eu dou-te isto,’ não. Eu faço essa promessa, mas isso alarga meu coração para receber o que está lá, gratuito para nós”, sublinhou Francisco,

O Pontífice concluiu: “Esta relação de gratuidade com Deus é a que nos ajudará depois a tê-la com os outros, seja no nosso testemunho cristão, seja no serviço cristão e na vida pastoral daqueles que são pastores do povo de Deus. No caminho. A vida cristã é caminhar. Pregar, servir, não ‘fazer uso de’. Sirvam e deem de graça o que receberam de graça. Que a nossa vida de santidade seja este ampliar o coração, para que a gratuidade de Deus, as graças de Deus que estão ali, gratuitas, que Ele quer nos dar, possam chegar ao nosso coração. Que assim seja”.

Outras Notícias
15/06/19
Papa: “O amor ao próximo não consiste em palavras, mas em obras”
Em mensagem, Francisco afirmou que o cristianismo deve influir positivamente na vida moral e pública
15/06/19
Viver em comunidade
A liturgia celebra, neste domingo, a solenidade da Santíssima Trindade. Os ensinamentos de Jesus Cristo revelaram três pessoas divinas, mas três pessoas num só Deus. Escreve o evangelista: “Quando, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele n&at...
11/06/19
A falta de Deus leva as pessoas a atos violentos, afirma Dom Orani
Em entrevista ao Vatican News, o Cardeal Orani João Tempesta, falou sobre as perseguições contra os cristãos no mundo
27/05/19
A tarefa do Espírito Santo é ajudar a humanidade, afirma Francisco
Durante o Regina Coeli, o Santo Padre falou da importância da presença do Espírito Santo na vida da Igreja e dos fieis
25/05/19
Nossa Senhora Auxiliadora: devoção que atravessa o tempo
Maio, mês em que se é celebrado o dia das Mães, é também dedicado a Mãe do Salvador
25/05/19
Palavra de Deus indica: humildade, comunhão e renúncia, afirma Papa
Francisco celebrou nesta quinta-feira, 22, uma missa por ocasião da 21a Assembleia Geral da Caritas Internationalis
25/05/19
Devotos aguardam, com alegria, a data da canonização de Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia”
Irmã Dulce será proclamada santa! Esta é a notícia que percorre o mundo e enche de alegria os corações dos fiéis, de forma particular, os da arquidiocese de Salvador desde o dia 14 de maio, quando a Santa Sé divulgou que o segundo milagre por intercessão do &ldquo...
22/05/19
Em cerimônia, Brasil é consagrado ao Imaculado Coração de Maria
Evento aconteceu no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 21; ofício foi apresentado pelo deputado federal Eros Biondini
22/05/19
Paz de Jesus ajuda a suportar dificuldades na vida, afirma Papa
Na homilia da missa desta terça-feira, 21, Francisco comentou a promessa de Jesus aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
20/05/19
Amai-vos uns aos outros’, pede o Santo Padre durante Regina Coeli
Francisco, em sua tradicional oração mariana, lembrou esta passagem do Evangelho em que Jesus fala do amor ao próximo
20/05/19
18 de maio: Igreja recorda nascimento de São João Paulo II
Neste sábado, 18, o santo completaria 99 anos de vida; fiéis devotos no mundo inteiro recordam o Papa da Juventude
18/05/19
Papa aos missionários: novos horizontes pastorais
Papa Francisco recebeu os participantes no Capítulo Geral da Sociedade da Missões Africanas nesta sexta-feira, no Vaticano
18/05/19
Papa anuncia tema do Encontro Mundial das Famílias 2021
“Amor familiar: vocação e caminho de santidade”, é o tema do próximo Encontro Mundial das Famílias
16/05/19
Papa: O Senhor nos dá a paz, mas devemos pedir ‘livrai-nos do mal’
Francisco deu continuidade nesta quarta-feira, 15, ao seu ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso
15/05/19
Cardeal Tagle aos fiéis: viver como Jesus, a partir do exemplo de Maria
Em Portugal, cardeal filipino celebrou a missa desta segunda-feira, 13, dedicada a Nossa Senhora de Fátima e desafiou os cristãos a viverem o Evangelho
14/05/19
Papa Francisco esteve em Fátima em 2017, por ocasião do Centenário das Aparições
O Papa Francisco recordou, na manhã deste 13 de maio, em mensagem no Twitter, o dia de Nossa Senhora de Fátima. “Maria, Virgem de Fátima, temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos cora&c...
14/05/19
Regina Coeli: “Jesus é o verdadeiro pastor do povo de Deus”, afirma Papa
Em sua tradicional saudação dominical, Francisco também não se esqueceu das mães de todo o mundo
14/05/19
Papa ordena 19 sacerdotes:
A Diocese de Roma ganhou 19 sacerdotes; todos foram ordenados pelo Papa Francisco
10/05/19
Na Missa, Papa pede que cristãos se abram à voz do Senhor
Francisco celebrou a Missa na capela da Casa Santa Marta e na homilia comentou o liturgia do dia, extraída dos Atos dos Apóstolos
09/05/19
"A caridade se faz com doçura, não com acidez", diz Papa na Catequese
Francisco compartilhou com os fiéis os momentos mais emocionantes de sua recente visita à Bulgária e Macedônia
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493