Santo do Dia

Beato André Bessette
06 de Janeiro
A+   A-   Padrão
O nosso amado Papa João Paulo II foi quem beatificou o irmão André, que nasceu no ano de 1845 no Canadá. Desde o nascimento, André sofreu com doenças, tanto que, depois do Batismo o padre não acreditava na sua sobrevivência, mas graças a Deus e a intercessão de São José, ele viveu até os noventa e um anos.

De família pobre, trabalhou na lavoura e também como padeiro, sapateiro, funileiro e ferreiro. André estava em constante oração, pois oferecia os sacrifícios a Jesus. Imigrando para os Estados Unidos a trabalho e, após voltar para o Canadá, ingressou, por indicação de um amigo sacerdote, na Congregação da Santa Cruz.

Este padre amigo foi o instrumento de Deus para semear no coração do beato uma profunda devoção a São José, a ponto de testemunhar: "Sou filho adotivo de São José e irmão de Jesus". No mesmo ano em que recebia o hábito, São José era proclamado Padroeiro da Igreja, por isso André comprometeu-se com o amigo do Céu a honrá-lo e fazê-lo amado por todos.

Frei André foi nomeado porteiro do Colégio de Nossa Senhora, em Montreal, tornou-se amigo dos pobres, doentes e aflitos; acolhia com carinho aos católicos, protestantes e ateus.

Dentre os tantos que procuravam André, muitos conseguiram milagres através da oração do Santo, que tudo pedia a Jesus por meio de São José. Perseguido, chamado de charlatão e supersticioso, Frei André tudo suportou sem murmurar da vida.

O beato chegou a apresentar um projeto para seu padre reitor sobre a construção de um santuário em devoção a São José. Frente à inspiração apareceram-se as dúvidas, pois seria preciso muito dinheiro para comprar o grande terreno: "Então, Irmão André, acha mesmo que São José vai conseguir tão grande terreno?" Respondeu com simplicidade: "Claro que sim, Padre Reitor! São José é o pai do Dono de todo o Mundo!"

A construção que chegou a Basílica, dedicada a São José, tornou-se a maior em todo o mundo. Não podia ser diferente, pois, portando uma medalha do Santo e, com muito amor que tudo crê, o Beato André Bessette alcançou as graças de Jesus para o povo, com a ajuda intercessora de São José.

Beato André Bessette, rogai por nós

Veja outros dia