Santo do Dia

Santo Hilário de Poitiers
13 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Lembramos neste dia um grande bispo e doutor da Igreja: Hilário. Pertencia a uma família pagã, abastada, que lhe
proporcionou educação e instrução privilegiada. Procurou na filosofia do seu tempo, a luz da verdade plena sem a encontrar, até conhecer o Evangelho como a suprema fonte de luz e verdade.

Converteu-se e foi batizado com 30 anos, e em seguida toda a família foi batizada e tornou-se uma sagrada família. Aconteceu que a Igreja começou a viver um tempo de paz, mas isso no exterior, pois interiormente a heresia do arianismo começou a atribular a Igreja.

Em 353 Hilário foi chamado por Deus ao episcopado, que, vendo ser da vontade do Senhor, deixou tudo por amor e serviço ao Reino. Ele soube usar de doçura e persuasão com a intransigência mais corajosa, tanto para governar como para lutar contra a heresia ariana. Usou de santidade, até mesmo com os imperadores, tanto assim que foi exilado.

Santo Hilário caracterizou, com uma frase, sua têmpera de defensor da fé cristã: "Enganam-se os que crêem que conseguirão me fazer calar: falarei pelos escritos; e a Palavra de Deus, que ninguém pode destruir, voará livre".

Antes de falecer, no ano de 367, Santo Hilário escreveu muito, a fim de propagar e defender a sã Doutrina, até que voltou do desterro para sua terra e para a diocese de Poitiers. Devido à resistência enérgica do povo cristão que seguiu o seu amado bispo, a heresia não imperou.

Santo Hilário de Poitiers, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019