Santo do Dia

Santo Honorato
16 de Janeiro
A+   A-   Padrão
De uma nobre família italiana, Santo Honorato nasceu na segunda metade do século IV e, conhecia todas as ciências da época. Depois de ser apresentado ao Cristianismo abandonou o culto dos deuses e, escondido dos pais, recebeu o Batismo.

Na sua vida de cristão nada foi fácil, principalmente quando seus pais rejeitaram e combateram a fé em Jesus. Frente à morte dos pais, o Santo junto com seu irmão, sonharam em consagrar-se a Cristo, por isso foram para a Síria e Grécia, dentre outros locais. Com a morte do irmão, Honorato decidiu voltar para a Itália, onde foi ordenado sacerdote e, começou a morar e evangelizar na ilha de Lérins.

Honorato acabou tendo que fundar um mosteiro gerador de grandes escritores, bispos e santos. Verdadeiro pai dos monges dirigia a todos com suavidade e doçura. Dizia sempre que: "Quem é virtuoso, não precisa estar triste". Por isso no mosteiro do santo, reinava uma alegria e serenidade a ponto da ilha de Lérins ser chamada de ILHA FELIZ.

Ele não conseguiu terminar sua existência terrena no mosteiro pois teve que assumir o bispado de Arles, importante lugar na França. Seu discípulo, Santo Hilário, dele escreveu:
"Se preciso fosse representar alegoricamente a caridade, retrataria a imagem de Santo Honorato.”

Santo Honorato, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019