Santo do Dia

São Canuto
19 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Estamos neste dia celebrando o testemunho de São Canuto, que nasceu no ano de 1040, na Dinamarca. Era o primogênito da família real e, por conseguinte, herdeiro da coroa. Bem cedo já se mostrava amigo de Jesus, pois cultivava uma viida de tão profunda oração, que isso o levava ao temor de Deus.

Quando seu pai morreu, Canuto recebeu o direito ao trono, mas seu ambicioso irmão apoderou-se da prerrogativa; o santo nada fez, até que seu irmão faleceu. Casado com uma nobre princesa, ele teve um filho, chamado Carlos, também um santo reconhecido pela Igreja.

Para todos, São Canuto era um pai, cujo regime eram a justiça e o amor. Caridoso ao extremo para com os órfãos, viúvas e necessitados, contudo, quanto aos malvados e opressores do povo, era um enérgico juiz. Sabendo que o melhor educador de uma nação é o bom exemplo que parte de cima, considerou seu primeiro dever o de ser um modelo ao seu povo.

Dedicava seu tempo à oração e à meditação a Palavra de Deus, acompanhada de uma verdadeira devoção à Virgem Santíssima. Por fim, fez o máximo para propagar, segundo os seus meios, o Reino de Deus, ajudando a Igreja a evangelizar, além de construir conventos, escolas e hospitais.

São Canuto, aqui na terra, só parou de fazer o bem, porque, devido à uma falha do irmão, o povo dinamarquês ficou revoltado. Por isso quando estava numa igreja, para rezar pela paz na Nação, foi atacado por agitadores e morto.

São Canuto, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019