Santo do Dia

São Vicente Pallotti
22 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Com alegria lembramos a vida de santidade e ousadia apostólica de São Vicente Pallotti, um apóstolo moderno. Nasceu em Roma, em 1795, de uma família numerosa, onde se destacou pela sensibilidade para com os pobres, a ponto de, enquanto pequeno, dar de suas próprias roupas a eles. Quando alcançou a idade necessária foi veloz em corresponder ao chamado do Senhor.

Quanto ao Sacerdócio, de modo concreto, doutorou-se em Filosofia e Teologia e, tornou-se padre da Diocese de Roma. São Vicente era um místico que mal saiu de sua cidade, porém tinha um ardor para a salvação das almas, as quais tinham desejo e projeto para Evangelizar o Mundo.

Pallotti, na Igreja, se despontou com o carisma do apostolado leigo, ou seja, aquilo que o Concílio Vaticano II apresentou em plenitude. Ele, antes de muitos, se empenhou inspiradamente na motivação do apostolado dos leigos. Achava claro que todo cristão, por graça do Batismo, era um apóstolo e missionário, mesmo diante dos diferentes estados de vida e capacidades pessoais.

Desta forma, este homem desejava que todos se gastassem para o anúncio do Evangelho, promoveu a ação dos Católicos leigos, religiosos e do clero, o que acabou frutificando no movimento da Ação Católica. São Vicente tudo fez, contando com a proteção da Imaculada Mãe de Deus, Rainha dos Apóstolos, a qual o recebeu no Céu com 55 anos, isso devido ao desgastar-se pela Missão e, pelo fato de ter pegado uma grave doença, por ter vestido, em pleno inverno, a um pobre com seu próprio casaco.

São Vicenti Pallotti, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019