Santo do Dia

Conversão de São Paulo
25 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Jesus, no Evangelho, certa vez, nos revelou que – por causa de um pecador que se converte – o céu entra em festa. Hoje, toda a Igreja lembra, comemora e festeja a grande conversão de São Paulo: "Oh Paulo, mestre dos povos, ensina-nos teu amor: correr em busca do prêmio: chegar ao Cristo Senhor."

Esta realidade que cantamos e rezamos nas Laudes deste dia é o resultado concreto da “Mão Direita do Pai”, que transformou o coração de Saulo perseguidor, que convertido, e cujo nome também foi modificado para Paulo, se tornou seguidor e grande apóstolo do Cristianismo.

Nasceu em Tarso, na Cicília. Ele próprio se dizia da tribo de Benjamim e ao mesmo tempo cidadão romano. Pertencia à seita dos fariseus, que eram os mais fiéis às tradições judaicas.

Mandado para Jerusalém, a fim de se formar na mais autêntica tradição bíblico-judaica, teve como mestre, Gamaliel, o qual alimentava contra os cristãos um ódio mortal, por isso encontramos no episódio narrado nos Atos dos Apóstolos o martírio de Santo Estevão: "Arrastaram-no para fora da cidade, e se puseram a apedrejá-lo. As testemunhas tinham deposto as vestes aos pés de um jovem chamado Saulo".

Alvo da intercessão desse santo mártir e das orações dos cristãos, Saulo foi atingido pelo Amor de Deus, quando seis anos depois da morte de Cristo, recebe a ordem de prender os cristãos, e ao caminhar em direção a Damasco: "De repente, uma luz vinda do céu o envolveu com o seu brilho. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?' - 'Quem és Tu, Senhor?' Perguntou ele. - 'Eu sou Jesus, é a mim que persegues'" (Atos 9,4-5). Depois deste encontro pessoal com o Ressuscitado, os acontecimentos e experiências de Deus foram tantas na vida de Saulo que ele tornou-se o apóstolo dos gentios, coluna da Igreja e "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus" (Ef 1, 1).

São Paulo, rogai pela nossa conversão!

Veja outros dia
Janeiro de 2019