Santo do Dia

Santa Ângela Mérici
27 de Janeiro
A+   A-   Padrão
A vida da Santa de hoje respondeu a uma necessidade de sua época, como as atuais. Santa Ângela nasceu em Desenzano del Guarda, no norte da Itália, em 1474, de uma família pobre, porém possuidora da maior riqueza do mundo: Jesus e Sua Igreja.

Desde pequena teve seu coração inclinado pela graça a uma vida de oração e penitência, despertadas pela leitura que fazia da vida dos santos do deserto. Ficou órfã de pai e mãe, perdeu uma irmãzinha que muito amava e, em companhia de outra fora morar na casa do tio.

Depois da morte da irmã e do tio voltou Ângela para sua cidade natal, a fim de fazer algo para educar as meninas e jovens expostas a perigos morais. Certa vez o Espírito Santo confirmou os seus passos com um sonho, que mostrava moças rodeadas de uma luz celeste, com coroas na cabeça e lírios caminhando para o Céu.

Santa Ângela, com um grupo de jovens corajosas, começou pelo resgate das moças e a santificação das famílias tão deterioradas pelos costumes pagãos da época, que não diferem tanto dos de hoje. Com o acontecer da missão e aprovação do Papa ficou claro que o trabalho da Santa e das seguidoras, chamadas de Servas de Santa Úrsula, consistia em educar a juventude feminina, sobretudo as futuras mães de família; assistência aos pobres e enfermos, buscando sempre a conservação dos bons costumes. Santa Ângela morreu em 1540 e seu carisma perdura ainda hoje.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019