Santo do Dia
 
Santa Jacinta Marescotti
30 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Muito interessante foi a vida de Jacinta Marescotti, pois foi uma santa que se converteu no convento. Nasceu perto de Roma, em 1585, numa nobre e religiosa família e, seu nome era Clarice.

Quando menina, Clarice, a pedido dos pais, ficou um tempo com religiosas franciscanas; a intenção deles, sem dúvida, era a formação religiosa para a filha. Já vivia neste convento uma irmã de sangue. Porém a jovem formosa, instruída, estava muito presa às vaidades do mundo e ao desejo de contrair o matrimônio, por isso, não só saiu do convento, como passou a freqüentar todas as festas e encontros da alta sociedade.

Diante da filha que fugia da vigilância e se entregava às distrações, os pais passaram a se preocupar com a salvação de sua alma, enquanto Deus, com olhar de misericórdia, se ocupava de salvá-la. Quando sua irmã mais nova casou-se, Clarice se entregou à inveja e à frustração, até que resolveu ceder ao apelo dos pais quanto à vida religiosa. No convento a mocinha rica trocou o nome para Jacinta; mas não trocara ainda as vaidades, tanto que seu hábito era de seda e seu quarto decorado como de maneira luxuosa e nobre, causando assim um escândalo dentro e fora do convento. A vida espiritual de Jacinta era fria, suas práticas sem vida e amor. Até que em um momento de dor, Deus conseguiu resgatá-la, pois ela se abriu.

Aconteceu que seu rico pai acabou sendo assassinado, assim caíram por terra as seguranças terrenas; mais tarde uma doença levou Jacinta, não só às portas da morte, mas à consciência de sua falta de correspondência ao Amor de Deus. Pediu um Padre para a confissão, o qual só entrou em seu quarto depois que ela mandou colocar para fora todo o luxo.

Reconciliada com o Senhor, com trinta anos decidiu-se radicalmente pela santidade, ou seja, pagar da mesma forma o exagerado amor de Deus por ela. No concreto, Jacinta mudou o hábito de seda por uma simples roupa, pediu perdão em público e entregou-se de tal forma à santificação através do Espírito Santo, que pela vida de oração, pobreza e penitência chegou a ser exemplar e, a servir como mestra das noviças. Mais tarde veio a ser a madre superiora do convento, até que entrou no céu com cinqüenta e cinco anos.

Santa Jacinta Marescotti, rogai por nós!
 
Veja outros dia
Janeiro de 2019
 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493