Santo do Dia
 
São João Bosco
31 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Hoje, celebramos a memória de São João Bosco, fundador e pai da família salesiana. Dom Bosco é venerado e íntimo também da Canção Nova, já que padre Jonas Abib é um filho da congregação salesiana, a qual ele sempre buscou honrar. Por esta razão, com toda a obra e família Canção Nova, ele busca ser eco da luta deste grande santo de hoje, que viveu no apostolado a frase de São Dionísio: "Das coisas divinas a mais divina é cooperar com Deus para salvar as almas".

São João Bosco nasceu em 1815 próximo a Turim. Com dois anos de idade perdeu o pai, sendo que a mãe Dona Margarida batalhou contra a pobreza para criar seus filhos. Tamanha era a luta desta mãe, que diante do chamado de João ao sacerdócio, disse-lhe: "Eu nasci na pobreza, vivi sempre pobre e desejo morrer pobre. Se tu desejas tornar-te padre para ficar rico, eu nunca irei te visitar". Providencialmente, todos os desafios e durezas da vida fizeram do coração do sacerdote, de vinte e seis anos então, um homem sensível aos problemas dos jovens abandonados ou que viviam longe de suas famílias como operários. Desta realidade começou a desabrochar o carisma que concretamente construiu os Oratórios, que eram - como ainda são- lugares de resgate das almas dos jovens. O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isso abriu escolas de alfabetização, de artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional. Por esta razão, a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".

Mesmo incomprendido por muitos e acusado de louco, conseguiu atrair a tantos jovens, que fundou a Congregação dos Salesianos, cujo nome é em homenagem à proteção de São Francisco de Sales. Também colaborou para o surgimento do Instituto das Filhas de Maria Axiliadora. De porte atlético, memória incomum, inclinado à música e à arte, Dom Bosco tinha uma liguagem fácil, espírito de liderança e era ótimo escritor. Este grande apóstolo da juventude foi elevado para o céu no dia 31 de janeiro de 1888, na cidade de Turim, e segundo os médicos a causa de sua morte se deu por ele ter consumido todas as suas forças e energia, já que ele afirmava ter sido colocado neste mundo para os outros.

Dom Bosco, rogai por nós!
 
Veja outros dia
Janeiro de 2019
 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 
 
Santuário Eucarístico Diocesano
Paróquia Nossa Senhora de Fátima | WebMail
Praça João XXIII S/N - CEP 87200-000
Caixa Postal 152 | Cianorte - Paraná
Fone-Fax (44) 3619-1493