Santo do Dia

São João Bosco
31 de Janeiro
A+   A-   Padrão
Hoje, celebramos a memória de São João Bosco, fundador e pai da família salesiana. Dom Bosco é venerado e íntimo também da Canção Nova, já que padre Jonas Abib é um filho da congregação salesiana, a qual ele sempre buscou honrar. Por esta razão, com toda a obra e família Canção Nova, ele busca ser eco da luta deste grande santo de hoje, que viveu no apostolado a frase de São Dionísio: "Das coisas divinas a mais divina é cooperar com Deus para salvar as almas".

São João Bosco nasceu em 1815 próximo a Turim. Com dois anos de idade perdeu o pai, sendo que a mãe Dona Margarida batalhou contra a pobreza para criar seus filhos. Tamanha era a luta desta mãe, que diante do chamado de João ao sacerdócio, disse-lhe: "Eu nasci na pobreza, vivi sempre pobre e desejo morrer pobre. Se tu desejas tornar-te padre para ficar rico, eu nunca irei te visitar". Providencialmente, todos os desafios e durezas da vida fizeram do coração do sacerdote, de vinte e seis anos então, um homem sensível aos problemas dos jovens abandonados ou que viviam longe de suas famílias como operários. Desta realidade começou a desabrochar o carisma que concretamente construiu os Oratórios, que eram - como ainda são- lugares de resgate das almas dos jovens. O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isso abriu escolas de alfabetização, de artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional. Por esta razão, a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".

Mesmo incomprendido por muitos e acusado de louco, conseguiu atrair a tantos jovens, que fundou a Congregação dos Salesianos, cujo nome é em homenagem à proteção de São Francisco de Sales. Também colaborou para o surgimento do Instituto das Filhas de Maria Axiliadora. De porte atlético, memória incomum, inclinado à música e à arte, Dom Bosco tinha uma liguagem fácil, espírito de liderança e era ótimo escritor. Este grande apóstolo da juventude foi elevado para o céu no dia 31 de janeiro de 1888, na cidade de Turim, e segundo os médicos a causa de sua morte se deu por ele ter consumido todas as suas forças e energia, já que ele afirmava ter sido colocado neste mundo para os outros.

Dom Bosco, rogai por nós!

Veja outros dia
Janeiro de 2019